Com objetivo de qualificar o trabalho e melhorar o serviço prestado, 100 pessoas já passaram pelo treinamento.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), concluiu na sexta-feira (11/11), a quarta turma do curso introdutório sobre as bases do Sistema Único de Saúde (SUS), alcançando a marca de aproximadamente 100 profissionais capacitados, entre assessores e coordenadores. A formação é ministrada na Universidade de Vassouras (campus Maricá) e conta com carga horária de 40 horas, passando por temas essenciais para qualificar a atuação dos trabalhadores, tendo como foco o funcionamento do SUS na esfera municipal. Com essa abordagem, os participantes podem entender melhor como as rotinas do dia a dia impactam na ponta dos serviços, o que reflete diretamente na assistência oferecida à população.
Além disso, os superintendentes e gerentes também participaram de momentos específicos da qualificação e, no primeiro bimestre de 2023, os assistentes serão contemplados, obtendo novos conhecimentos através da capacitação básica.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, esteve presente no último encontro da formação, compartilhando vivências da área médica e ouvindo as experiências dos alunos com o curso. Ela ressaltou o diferencial dos profissionais da Femar por participarem de algo inovador no município, compreendendo como a atuação de cada um reflete na vida dos moradores e lembrando a importância de todos.
“Sou médica da ponta e todos os trabalhadores da Femar devem ser reconhecidos como da área da saúde, entendendo que, independente da função que exercem, eles impactam no cuidado oferecido à população. Precisamos praticar a empatia o tempo todo e estamos em uma gestão que promove melhorias contínuas, algo que a formação representa. Maricá cresce exponencialmente e a fundação veio para fazer a diferença, dando celeridade aos processos de trabalho e qualificando a atenção na ponta, aspectos de profunda contribuição dos profissionais, o que reflete em todos os serviços de saúde”, afirmou.
O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, também propôs reflexões sobre as atividades diárias dos profissionais, reforçando que em pouco tempo de funcionamento a fundação já está trazendo contribuições relevantes para a cidade.
“Estamos muito felizes por tirar ideias do papel, intensificando nossas ações e promovendo um curso essencial. As formações estão no escopo de atividades da Femar e, por a área da saúde ter muitas nuances, o curso permite que as pessoas entendam aspectos que se deslocam do administrativo e jurídico, abordando os impactos nos serviços oferecidos. A perspectiva é a capacitação permanente e precisamos entender como a ponta funciona para darmos importância para o que fazemos, enxergando o diferencial do nosso trabalho, tendo disposição para sempre aprender mais e nos dedicarmos para melhorarmos a vida dos usuários”, explicou.
Novos conhecimentos e desenvolvimento profissional
A importância do curso sobre as bases do SUS por proporcionar vivências ímpares também foi um ponto destacado. Gilson Andrade, superintendente de Desenvolvimento Institucional da Femar, frisou que o momento formativo é pensado como um ciclo, levando os profissionais a entenderem a esfera de serviços de saúde, para depois pensarem em como suas ações têm papel fundamental.
“Poder concluir a quarta turma do curso simboliza o nosso empenho e também a dedicação de cada participante, que interagiram e também conheceram o trabalho de outras diretorias da Femar. A capacitação aborda temas essenciais para trazer melhorias aos processos de trabalho de cada um, o que tem como fim proporcionar serviços qualificados aos usuários, algo de suma importância. Em breve, haverá outra visita técnica à Fiocruz, permitindo que mais alunos tenham contato com experiências de referência”, disse Gilson.
Fabio Rodrigues, diretor de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional da Femar, garantiu que a conclusão da etapa de capacitação é motivo de orgulho para a fundação.
“Ser diretor dessa área é um trabalho gratificante, mas poder proporcionar um curso completo para tantos profissionais é um marco. Fico feliz pela participação expressiva de todos, que se engajaram e estiveram presentes nas aulas, tirando um tempo do dia para se dedicar e aprender mais sobre a área da saúde”, acrescentou.
Participantes reforçam o impacto da iniciativa
Dentre as mais de vinte pessoas presentes na última aula, um sentimento era compartilhado: a satisfação por encerrar a formação com novos conhecimentos que vão fazer a diferença. Marcelo Marinho, profissional que atua na controladoria, lembrou o papel da capacitação para afastar a ideia que a saúde é composta por áreas distantes, estando todas integradas e dedicadas para levar o melhor serviço ao usuário.
“O curso agregou bastante para nós que trabalhamos na área administrativa, conhecendo as estruturas da saúde e as pessoas que trabalham em cada área, ajudando na integração. As informações foram muito esclarecedoras; as dinâmicas deixaram tudo mais leve e próximo; além de ter contato com outros setores, trocando muitas experiências. Com a formação, observei que o meu trabalho impacta positivamente na população e isso foi algo edificante, me estimulando ainda mais a seguir empenhado para atuar da melhor forma”, concluiu.