Fundação Estatal de Saúde de Maricá capacita assistentes no curso introdutório sobre o SUS

Ciclo de formação tem o objetivo de qualificar a atuação dos colaboradores e contará com 113 participantes nesta etapa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), iniciou nesta segunda-feira (06/03), a capacitação da primeira turma de assistentes da fundação no curso introdutório sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), marcando uma nova etapa do Qualifica Femar — ciclo de formação e atualização permanente dos profissionais. No total, 113 colaboradores serão capacitados nesta fase, recebendo orientações essenciais sobre os equipamentos que integram o SUS no município, compreendendo o impacto do trabalho de cada um para oferecer serviços de qualidade à população.

Serão quatro turmas de assistentes de todas as diretorias da Femar, abordando tópicos relacionados ao cuidado integral dos usuários e destacando a importância de processos de trabalho acolhedores e resolutivos. O encerramento será no dia 16/03, completando o ciclo de formação de todos os colaboradores atuais da fundação

A turma inicial de assistentes possui 29 alunos, que participam de dois dias de aulas teóricas sobre temáticas relacionadas à saúde na Universidade de Vassouras (campus Maricá), aprendendo com profissionais experientes que atuam na cidade. Durante o momento de apresentação dos alunos, Rosana Horta, primeira-dama de Maricá, fez uma visita à sala, desejando um bom curso aos presentes e aproveitou para homenagear as mulheres participantes pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08/03.

Fabio Rodrigues, diretor de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional da Femar, destacou a importância da formação alcançar os assistentes, possibilitando que eles vejam novos horizontes para o trabalho cotidiano.

“Iniciamos a terceira etapa do curso introdutório de capacitação dos assistentes da Femar e, desta forma, fechamos o primeiro ciclo de atividades voltadas aos profissionais administrativos da fundação. É muito satisfatório e gratificante poder proporcionar acolhimento e conhecimento para todos os colaboradores, o que contribui para que avancemos cada vez mais”, afirmou.

Novos conhecimentos e qualificação

Gilson Andrade, superintendente de Desenvolvimento Institucional da Femar, afirmou que é uma satisfação dar início à nova etapa da capacitação, oferecendo conhecimentos que farão a diferença para a atuação profissional dos assistentes.

“Com as turmas de assistentes da fundação, estamos encerrando um ciclo de formação essencial dos profissionais, o que é tão importante quanto iniciar. O curso aborda as potências da integração entre as equipes e promove o alinhamento institucional. Seguiremos juntos, investindo nas pessoas, o que é uma das missões da Femar”, pontuou.

Caleb Perez, de 27 anos, é assistente na gerência de contratos da Femar e foi um dos alunos da primeira turma do novo ciclo de formação. Ele aprovou o curso e garantiu que a capacitação ajudará a entender outros aspectos importantes do SUS, melhorando os fluxos de trabalho.

“Eu achei o curso muito interessante, principalmente porque sou da área do Direito, então o meu contato com o SUS era como usuário, entendendo agora a parte administrativa. Assim, nos inteiramos mais sobre a nossa área de atuação, observando o impacto do empenho diário nos serviços da ponta, trabalhando de forma mais coesa, humanizada e integrada às outras equipes da Femar. Com certeza serão momentos enriquecedores e de muito aprendizado”, concluiu.

Mais de 100 pessoas já foram capacitadas

O curso sobre as bases do SUS da Femar teve início em setembro de 2022, com uma aula inaugural no Cine Henfil, no Centro. Até o momento, mais de 100 profissionais passaram pelo ciclo formativo, entre assessores e coordenadores, além dos superintendentes e gerentes terem participado de momentos específicos da qualificação.

A formação tem carga horária de 40 horas e apresenta temas importantes para otimizar a atuação dos colaboradores, tendo como foco a esfera municipal do SUS. Através desse olhar, os alunos entendem como o trabalho de cada um influencia nos serviços disponíveis, o que reflete na assistência oferecida aos moradores.