Femar apresentou modelo de gestão em encontro com a Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde

Atividade contou com compartilhamento de experiências e integração para a construção de iniciativas voltadas à área

A Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) participou na última sexta-feira (16/06) de uma reunião com membros da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (Anfes). Durante o encontro, a equipe da Femar apresentou o modelo de gestão proposto para Maricá, as ações planejadas para oferecer mais efetividade aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) presentes na cidade, conhecendo também as iniciativas da Anfes para fortalecer as fundações estatais existentes em todo o país e verificando possíveis contribuições.

Após essa agenda, os profissionais da Femar participaram de uma reunião da diretoria executiva da associação, onde foi proposta a integração da Femar à Anfes, que será definida em encontros futuros. O encontro contou com a presença de diversos membros da Femar, incluindo o diretor geral, Marcelo Rosa, a diretora financeira, Telma Regina Lemos, a gerente de captação de recursos, Claudia Amaral, e o controlador interno e de compliance, Gabriel Bueno Siqueira.

Para o diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, a visita proporcionou vivências diversas e auxilia na atuação da fundação.

“O encontro com a Anfes contribui para que a Femar esteja cada vez mais integrada a iniciativas similares que fazem a diferença no país, algo que é fundamental para qualificar o nosso trabalho. A associação tem um papel essencial para reunir experiências e consolidar esse modelo de gestão da saúde, por isso a reunião trouxe otimismo e novas ideias. Seguimos trabalhando diariamente para que a população seja ainda melhor acolhida e tenha mais qualidade de vida”, ressaltou.

João Henrique Marques, presidente da Anfes, pontuou a importância da Anfes e o interesse da Femar em conhecer as suas iniciativas.

“A Anfes tem feito a defesa do modelo de gestão e é gratificante ver fundações de todo o país reconhecendo a nossa luta e buscando unir-se a ela. Ainda não colocamos em pauta a solicitação da Femar, mas não tenho dúvidas que ela será muito bem-vinda à nossa associação”, concluiu.

*Femar contribui para otimizar a rede de saúde*

A Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) surgiu em 2022 para modernizar a gestão e dar mais celeridade às demandas de saúde da cidade, o que adquire ainda mais importância em meio ao crescimento da população de Maricá. A fundação traz mais eficácia na execução dos serviços, com ações e respostas mais rápidas por meio do planejamento estratégico, em todos os níveis de atenção, observadas as peculiaridades regionais e seguindo os princípios do SUS, além das políticas públicas de saúde do município, estado e União.

Atualmente, a Femar está contribuindo com o processo de requalificação e expansão da rede de saúde de Maricá, integrando a gestão dos serviços da Atenção Primária, Especializada, Saúde Mental e o complexo regulador da cidade.