Saúde de Maricá participa de seminário sobre o fortalecimento da assistência farmacêutica no Rio de Janeiro

Evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado e reuniu profissionais e gestores para discutir estratégias de distribuição e garantia de acesso

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde (Femar) representaram a Prefeitura de Maricá no seminário “A Organização e o Funcionamento da Assistência Farmacêutica dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro”, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que ocorreu nesta sexta-feira (25/08), na capital fluminense.

Na ocasião, foram discutidas estratégias para otimizar a distribuição de medicamentos e garantir o acesso da população a tratamentos qualificados.

O seminário reuniu profissionais de saúde e gestores de diversas cidades do estado, além de representantes de órgãos governamentais, promovendo diálogos sobre a assistência farmacêutica e a transparência dos investimentos públicos. Além disso, os colaboradores da Femar ressaltaram o seu papel no apoio à implementação de boas práticas farmacêuticas e no abastecimento de medicamentos.

Para Érica do Amaral Costa, coordenadora de farmácia de Maricá, o encontro teve papel fundamental para alinhar parcerias para melhorar os serviços dessa área e debater soluções possíveis para os desafios observados.

“Estamos comprometidos com a melhoria contínua dos serviços de saúde de Maricá. Esse processo passa pela assistência farmacêutica, com ações colaborativas para melhorar e fortalecer a oferta e distribuição de medicamentos. Buscamos constantemente aprimoramentos nessa área, tendo o intuito de oferecer serviços mais eficientes e de qualidade à população”, destacou.

Maricá conta com acesso facilitado a medicamentos

No município, a retirada de medicação controlada é realizada de forma descentralizada, com a disponibilização desses medicamentos nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central, Jardim Atlântico, Inoã 2, Bambuí, São José 2 e Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), sendo obrigatória a apresentação de receita. Essa medida, de acordo com a Prefeitura, é fundamental para facilitar o acesso dos moradores aos remédios prescritos que fazem parte dessa listagem, evitando grandes deslocamentos com a dispensação em unidades dos quatro distritos.

A medicação só pode ser entregue com a apresentação de receita apropriada e com a validade correta. Os medicamentos básicos continuam sendo dispensados em 25 Unidades de Saúde da Família da cidade, sendo obrigatório levar a prescrição médica. Os farmacêuticos e assistentes de farmácia estão à disposição nas USF para esclarecer dúvidas dos usuários e fornecer as orientações necessárias.