Mais de 2.500 doses foram aplicadas no Dia “D” de Multivacinação em Maricá

Foto: Brener Silva

Ação aconteceu nas Unidades de Saúde da Família, atualizando a caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no dia 02/09 o Dia “D” de Multivacinação, que mobilizou os moradores, com 2.539 doses aplicadas em 25 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. Durante a ação, foram oferecidas 15 vacinas de rotina para as crianças e adolescentes até 14 anos e a dose contra a Influenza (gripe). Além disso, o público de seis meses a 11 anos pôde se vacinar contra a Covid-19 nas USF Inoã 2 e Elenir Umbelino de Mello. As pessoas a partir de 12 anos puderam atualizar a vacinação contra a Covid-19 nas USF Central, Jardim Atlântico, Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2.

A mobilização foi uma oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação da faixa etária até 14 anos e ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, possibilitando também que a população em geral regularizasse o esquema vacinal contra a Covid-19. Com isso, é fortalecida a proteção contra doenças perigosas e que podem causar diversos agravos à saúde.

Em Itaipuaçu, os moradores marcaram presença para se vacinar. Frederico Andrade, de 38 anos, foi à USF Jardim Atlântico atualizar a vacinação contra a Covid-19 e aprovou a iniciativa.

“Aproveitei o sábado para participar do Dia D de Multivacinação e agradeço essa oportunidade, contribuindo para nos prevenirmos contra várias doenças. Temos que participar dessas campanhas, porque ações como essa são muito importantes e como moradores devemos ter consciência e valorizá-las”, afirmou.

Ana Paula Santos levou o filho Pedro Luca para atualizar a caderneta na USF Santa Rita. Ela pontuou o papel do Dia “D” para a proteção coletiva, principalmente dos pequenos.

“Foi muito importante poder trazer o Pedro para se vacinar no sábado. Todos da família trabalham, então não pudemos trazê-lo antes, mas agora tivemos essa chance de colocar a vacinação em dia, uma forma de proteger as nossas crianças. Fomos muito bem atendidos e só tenho a agradecer”, concluiu.