Femar convoca candidatos do processo seletivo para o procedimento de heteroidentificação

Etapa é obrigatória e eliminatória para os que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras. Mais candidatos do concurso também foram convocados para o procedimento

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar), divulgou nesta segunda-feira (18/03) a convocação dos candidatos do processo seletivo para o procedimento de heteroidentificação, etapa obrigatória para comprovar a condição declarada daqueles que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras (pretas e pardas). A relação pode ser acessada clicando aqui. É importante lembrar que a listagem inclui os candidatos aos empregos públicos de agente comunitário de saúde e de combate às endemias.

A entrevista individual de verificação da veracidade da autodeclaração é obrigatória e de caráter eliminatório, sendo conduzida por uma comissão específica da Prefeitura instituída para essa finalidade, que avaliará os aspectos fenotípicos do candidato. A entrevista será realizada nos dias 25, 26 e 27/03 no campus 01 da Universidade de Vassouras, localizado na Avenida Roberto Silveira, 437, no Centro. A dinâmica será feita nas salas 10, 11 e 12 e os candidatos devem comparecer na data e horário estipulados na listagem. Não haverá segunda chamada dessa fase.

No dia da entrevista, é necessário levar um documento de identificação válido. No caso de roubo ou perda, o candidato deve apresentar um boletim de ocorrência de, no máximo, trinta dias que antecedem à realização do procedimento de heteroidentificação. Essa etapa será filmada e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos solicitados pelos candidatos.

A Femar reforça que são convocados para o procedimento de heteroidentificação a quantidade de candidatos aprovados equivalente a três vezes o número de vagas ofertadas para cada emprego, em respeito à legislação municipal vigente. Nos chamados, já estão considerados os critérios de desempate previstos no edital da seleção, com acesso pelo link https://bit.ly/edital-seleçãoFemar .

Caso a comissão de heteroidentificação constate que a autodeclaração é falsa, a pessoa será comunicada ao final da entrevista e será eliminada do processo seletivo por ato da comissão. Nesse caso, o candidato poderá interpor recurso único, por escrito, devidamente fundamentado, conforme o anexo II da convocação para a etapa e nas datas estabelecidas no documento. O recurso deverá ser  entregue no setor de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos da Femar, que fica na Rua Clímaco Pereira, nº 367 – térreo, Centro – Maricá.

Resultados

O resultado preliminar da avaliação da comissão de heteroidentificação para os candidatos do processo seletivo será divulgado no dia 05/04 no Jornal Oficial de Maricá (JOM), no site da Prefeitura e nos portais de comunicação da Femar. O resultado final do procedimento e o julgamento do recurso serão divulgados no dia 12/04 nos mesmos canais indicados acima.

Heteroidentificação para os candidatos do concurso

Em outra frente, também está disponível uma relação de convocação de candidatos do concurso para o procedimento de heteroidentificação, que pode ser acessada clicando aqui. A entrevista de verificação da condição declarada, que avalia somente aspectos fenotípicos, acontecerá na próxima segunda-feira (25) no Campus 01 da Universidade de Vassouras.

Não haverá segunda chamada e o candidato que não atender à convocação será eliminado do certame. O resultado preliminar, assim como o final, serão divulgados no mesmo dia das resoluções relacionadas ao processo seletivo. Todas as disposições podem ser conferidas no link acima.