FEMAR lança Código de Ética, Conduta e Integridade para os colaboradores da fundação

Manual reflete a cultura e os princípios da instituição, abordando diretrizes para a adoção de boas práticas profissionais

 

A Fundação Estatal de Saúde de Maricá (FEMAR) criou um documento fundamental para orientar as ações diárias dos profissionais da instituição: o Código de Ética, Conduta e Integridade (CECI), um manual com o objetivo de orientar a conduta esperada dos colaboradores e otimizar as práticas de gestão. O documento reflete a missão, visão e valores da fundação, norteado por princípios como ética, transparência, legalidade, responsabilidade social e ambiental, além de estar pautado na igualdade, inclusão e respeito à diversidade.

O Código de Ética, Conduta e Integridade pode ser acessado diretamente clicando aqui e está dividido em sete capítulos: Disposições Gerais; Missão, Visão e Valores; Diretrizes; Deveres e Obrigações; Vedações; Sanções; e Canal de Denúncias. Ele estabelece princípios e normas de conduta para todos os colaboradores da Femar e àqueles a ela direta ou indiretamente ligados (como prestadores de serviço).

Com a sua elaboração, são indicados padrões de comportamento para situações diversas e atuações desejáveis esperadas, tendo em vista a melhoria contínua dos serviços da fundação. Assim, são evitadas atitudes antiéticas e imorais pelos colaboradores, assim como impedidas práticas irregulares, aspectos destacados por Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar.

“Esse documento é a declaração pública do nosso compromisso com uma gestão ética, transparente e que pratica a integridade em todos os atos e níveis. Para tornar isso efetivo, não basta apenas a declaração formal, mas exige de todos a observação dos princípios nele definidos, seja no ambiente de trabalho ou no âmbito pessoal. Pedimos que faça uma leitura atenta deste Código e, principalmente, que pratique as diretrizes nele contidas”, destacou o diretor-geral.

Ele também pontuou a importância do auxílio dos colaboradores, ajudando na construção coletiva da cultura organizacional.

“É importante também a contribuição com perguntas, críticas e sugestões, para que possamos aperfeiçoar ainda mais a nossa gestão. Contamos com cada colaborador da Femar para promover uma cultura ética, dentro e fora da fundação, mantendo sempre uma conduta comprometida e pautada nas orientações e valores estabelecidos no documento”, concluiu Marcelo.