Fundação Estatal de Saúde de Maricá participa do Nono Congresso Internacional de Compliance

Realizado em São Paulo, evento é o maior da América Latina no segmento e apresentou conceitos para otimizar as atividades do órgão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), esteve presente no 9º Congresso Internacional de Compliance, que aconteceu entre os dias 20 e 22/09 na cidade de São Paulo. Durante o evento, os profissionais do Comitê de Ética e Integridade da Femar participaram de workshops, palestras e entrevistas voltadas à cultura corporativa e à governança, se especializando e dialogando a respeito de temas essenciais para aprimorar a atuação da fundação. No encontro, foram abordados tópicos relacionados ao cotidiano laboral, como compliance no setor público; ética no ambiente de trabalho; diversidade e inclusão; processos licitatórios; liderança; conflito de interesses; além de investigação interna de denúncias.

Zulmira Gomes, da Diretoria de Ensino, Produção de Conhecimento e Tecnologias da Femar, ressaltou o papel do encontro em promover a troca de experiências, trazer novos olhares sobre a gestão pública, além de incentivar a qualificação dos membros do comitê.

“A participação no congresso ocorreu num momento de grande importância para as instituições e para o país, tratando de temas relevantes para a construção de uma cultura corporativa que facilite o compliance e focada na resolutividade. Estar no evento demonstra para a população que a Femar pode utilizar essa ferramenta com efetividade, atuando de forma qualificada e preparada para enfrentar problemas ou dilemas que possam surgir. Foi uma experiência valiosa para os integrantes do comitê e voltamos para Maricá empenhados em disseminar os conhecimentos adquiridos e mostrar a importância do compliance no setor público”, afirmou.

Mayara Oliveira atua na Diretoria de Atenção à Saúde da Femar e destacou a oportunidade propiciada pela participação no congresso, unindo desenvolvimento profissional e novas ferramentas de trabalho para a fundação.

“O evento foi uma chance de crescermos como profissionais e observar estratégias alinhadas aos objetivos da Femar. Saímos dele inspirados, com novas experiências, várias ideias inovadoras e a oportunidade de agregar ainda mais à fundação. A equipe que compõe o Comitê de Ética e Integridade busca cada vez mais aprendizados, o que é essencial para continuar caminhando em direção ao sucesso”, acrescentou.

Congresso reúne inovação e gestão eficiente

O Congresso Internacional de Compliance reúne anualmente mais de 1.000 profissionais do Brasil e do mundo para tratar da aplicabilidade do tema em diferentes áreas de trabalho. O evento tem como foco a troca de experiências entre pessoas e empresas, impulsionando carreiras e incentivando princípios fundamentais, como ética, integridade e transparência. Nos três dias de encontros, os participantes passam por uma imersão que envolve atividades teóricas e práticas, divididas em trilhas de conhecimento.

Para Joseane Rocha, da Diretoria Geral da Femar, as informações trazidas pelo congresso serão de grande valia, agindo para otimizar os fluxos de trabalho.

“O congresso nos trouxe excelentes dicas estratégicas, que com toda a certeza serão aplicadas na Femar. O conhecimento nos leva a um caminho de infinitas possibilidades para aperfeiçoarmos os fluxos de trabalho do dia a dia e refletirmos sobre princípios éticos nesse contexto, aspectos primordiais. Por essa razão, reconheço a importância do evento e as reflexões trazidas por ele”, concluiu Joseane.