Fundação Estatal de Saúde visita Complexo Regulador do município do Rio

Objetivo foi trocar experiências e trazer inovações para Maricá

Representantes da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) estiveram na sexta-feira (30/06) no Complexo Regulador do Município do Rio de Janeiro, no Centro, conhecendo experiências que têm como objetivo trazer melhorias aos serviços oferecidos na área. Foram apresentadas práticas inovadoras que serão a base para a implantação de um modelo similar em Maricá. Participaram da visita o diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa; a superintendente do Complexo Regulador de Maricá, Luana Rodrigues; além de Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar.

No local, os gestores tiveram contato com sistemas informatizados e aplicativos para agendamento e acompanhamento de procedimentos, como consultas, exames laboratoriais e cirurgias eletivas. Com isso, eles verificaram o papel de plataformas de gerenciamento em saúde específicas, que promovem mais agilidade nas marcações, transparência e fortalecem a assistência qualificada, aproximando os serviços à população.

Além disso, os representantes da Femar percorreram todo o espaço do Complexo Regulador, incluindo o setor responsável pelo aplicativo Minha Saúde, o campo operacional, a Central de Regulação Ambulatorial e núcleos diversos.

Para Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar, sempre é momento de qualificar o serviço:

“A visita ao Complexo Regulador do município do Rio foi de suma importância, levando para Maricá experiências que unem tecnologia, interatividade e qualidade. A população da cidade está em crescimento e estamos atentos às mudanças, buscando oferecer e ampliar os serviços de saúde de forma efetiva, seguindo sempre os princípios do SUS: universalidade, equidade e integralidade”, afirmou Marcelo.

Luana Rodrigues, superintendente do Complexo Regulador de Maricá, destacou que o contexto é de aplicação de inovações tecnológicas.

“A Central de Regulação de Maricá ampliará os serviços ofertados, por isso esse encontro foi fundamental. Pudemos trocar informações e garantir a implantação das novidades com mais segurança. Posteriormente, a central municipal vai regular vagas hospitalares e gerenciará o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), além de facilitar o acesso a procedimentos diversos, através de sistemas e aplicativos com mais transparência de informações”, ressaltou Rodrigues.