Mais de 6 mil pessoas se vacinaram no Dia “D” contra a gripe e reforço bivalente contra a Covid-19

População pôde se imunizar em 25 Unidades de Saúde da Família, distribuídas pela cidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, imunizou 6.025 pessoas no Dia “D” de vacinação contra a Influenza (gripe) e de aplicação do reforço bivalente contra a Covid-19, que aconteceu no sábado (06/05) nas 25 Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Mais de quatro mil pessoas procuraram os polos para receber a dose de proteção à gripe e aproximadamente duas mil fortaleceram o sistema imunológico com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19.

No Dia “D”, a vacina contra a gripe foi disponibilizada à população em geral a partir dos seis meses de idade. Em relação à dose bivalente, puderam receber o reforço atualizado contra a Covid-19 pessoas com 18 anos ou mais e aquelas com comorbidades a partir de 12 anos. Lembrando que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia e local, facilitando a regularização do esquema vacinal.

A população se mobilizou durante o Dia “D”, movimentando os polos de imunização. Tatiana Castelani, de 44 anos, foi à USF Barroco, em Itaipuaçu, e aproveitou para se proteger contra a gripe e as novas variantes da Covid-19.

“Acho campanhas como o Dia “D” muito importantes, ainda mais essa, que inclui as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Nesse dia, eu e minha filha recebemos a bivalente e também a dose contra a gripe, o que ajuda a salvar vidas. Dessa forma, nos protegemos e também as pessoas próximas”, afirmou.

Rosemberg Xavier, de 45 anos, levou toda a família para se vacinar e destacou a importância desse ato.

“Se vacinar é momento fundamental para a nossa vida em sociedade. Vim com toda a minha família para vacinar e precisamos ter essa consciência coletiva, buscando se imunizar por um mundo melhor”, acrescentou.

Vacinação continua para toda a população

O público com idade a partir de seis meses também pode se vacinar contra a gripe de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, em todas as Unidades de Saúde da Família. É preciso apresentar um documento de identificação para receber a dose de proteção à doença.

Além disso, a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 está disponível, de segunda a sexta-feira, nas USF Central, Jardim Atlântico, Marinelândia, São José 2, Mumbuca, Barra, Inoã 1, Chácara de Inoã e Santa Rita. Os seguintes públicos podem receber a bivalente: população em geral com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, aquelas com deficiência permanente (com impedimento de longo prazo físico, mental, intelectual ou sensorial), imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e puérperas.

Para tomar a bivalente, é preciso ter recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores. Também é necessário respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose.